(83) 98854-4501

Alistamento Militar: Jovens que completam 18 anos em 2022

Os jovens de Salgado de São Félix que completam 18 anos em 2022 já podem efetivar o Alistamento Militar. O prazo segue até o dia 30 de junho e o processo pode ser feito presencialmente na Junta do Serviço Militar do município.

O alistamento online é realizado no site www.alistamento.eb.mil.br e é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar para comprovação da inscrição junto às Forças Armadas.
Os jovens podem comparecer à Junta Serviço Militar do município com RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. A Junta Militar atende na Rua José Silveira, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

 

O que é o Alistamento Militar?

Alistamento Militar é o dever cívico pelo qual todo cidadão brasileiro deve passar, uma vez que é por meio do alistamento que ocorre o cumprimento da Lei do Serviço Militar. Assim, pode-se dizer que o Alistamento Militar é a porta de entrada para o Serviço Militar.

Por ser uma ação obrigatória, o Alistamento Militar não pode ser adiado. Por outro lado, o que pode ser adiado é o momento da incorporação. O indivíduo pode exigir o adiamento da incorporação para ingressar na turma posterior a sua.

Vale ressaltar que mais do que um dever, o Alistamento Militar é o “segredo” que responde a pergunta feita no início deste artigo, uma vez que essa ação permite o maior recompletamento das tropas. Isso é facilmente comprovado ao analisar o fato de que o maior contingente militar em todas as Forças é composto de soldados.

Quais as etapas do Alistamento?

O  alistamento é composto por 5 etapas. Confira-as abaixo:

  1. Alistamento: pode ser feito por meio do Alistamento on-line ou por intermédio da Junta de Serviço Militar do município. Depois que essa etapa é realizada, o candidato recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  2. Seleção Geral: é o momento no qual ocorre a avaliação inicial para verificar se o candidato tem condições básicas de ingressar na Força Aérea, Marinha ou Exército Brasileiro. Após essa etapa o candidato é dispensado ou designado. Além disso, a escolha da Força Armada é feita nessa etapa;
  3. Designação: o candidato é convocado para se apresentar no quartel mais próximo da região onde habita;
  4. Seleção Complementar: essa seleção é semelhante à Geral, mas possui maior grau de especificidade. Exames Médicos, Testes de Aptidão Física e Entrevista são alguns dos itens que compõem essa etapa; e
  5. Incorporação: é a etapa final. O candidato passa a ser um recruta ao incorporar as fileiras da Força Aérea, da Marinha ou do Exército Brasileiro. Aqui, a vida militar começa efetivamente.